Equação de 1º grau (1)
Definição
Carlos Alberto Campagner*
Especial para a Página 3 Pedagogia & Comunicação
Especial para a Página 3 Pedagogia & Comunicação
Para resolver problemas matemáticos, é necessário usar a lógica. Através dela, você conseguirá
transformar seus problemas cotidianos em "problemas matemáticos". É o
primeiro passo para você conseguir resolver uma equação, igualdade que possua
pelo menos uma incógnita (valor que você não conhece), representada por letra.
Linguagem
e matemática
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Em
português se diz:
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Em
termos matemáticos:
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dois
somado a dez
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2 + 10
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três
vezes dez
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3 x 10
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o dobro
de um número
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2 x X
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Uma das vantagens da simbologia
matemática é que todo mundo a entende: brasileiros, alemães, poloneses,
japoneses, etc.
Incógnitas
1) Veja o enunciado do seguinte
problema:
Pense em um número, multiplique-o por
5, some 31 e o resultado é 86. Que número é esse?
Para resolver o problema, devem-se
usar as operações inversas e começar pelo fim:
Ou seja:
a) 86 - 31 = 55
(a subtração é a operação inversa à adição)
b) 55 : 5 = 11
(a divisão, inversa à multiplicação)
Logo, o resultado é 11.
(a subtração é a operação inversa à adição)
b) 55 : 5 = 11
(a divisão, inversa à multiplicação)
Logo, o resultado é 11.
Mas poderíamos escrever o problema de
maneira diferente:
Pense em um número. Como é um número
qualquer, que você não conhece, represente-o por x.
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Multiplique-o por 5
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Some 31
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O resultado é 86, ou seja:
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Usando as operações inversas, temos:
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A fórmula apresentada no quadro acima é uma equação. E você viu, passo a
passo, como resolvê-la, nos quadros a e b.
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